terça-feira, 11 de novembro de 2008

Alimentação

HÁBITOS ALIMENTARES


O peixe, carne, milho cozido, mandioca,o cauim(um tipo de bebida) faz parte da alimentação dos índios guaranis .Tudo o que é caçado ou pescado é repartido entre todos. Por os antigos guaranis viverem perto dos rios e do mar, acabaram introduzindo a canoa de tronco e a jangada para a casada nos rios.

A erva-mate é o elemento básico da alimentação dos guaranis, cuja tribo se espalhava pelo vasto território banhado sobretudo pelos Rios Paraná, Uruguai e Paraguai.

Com o objetivo de tornar comestível a raiz da mandioca amarga, os Guarani sujeitavam-na a um complexo tratamento destinado a eliminar o ácido cianídrico. A polpa é espremida no tipiti (prensa destinada a extrair a água que continha a substância venenosa), amassada e, depois, assada ou torrada em grandes recipientes circulares de barro. A mandioca doce (aipim) era normalmente comida depois de descascada e assada diretamente nas brasas. Os Guaranis preferiam o milho, ingerindo-o cozido ou assado, procedendo também à secagem do grão maduro e inteiro.
Eles comem normalmente peixe fresco, depois de fervido em água. No entanto, podiam também consumi-lo moqueado, ou seja, cozinhando numa grelha feita em varas de madeira verde (moquém). A carne é geralmente grelhada, exceto a de anta, que é cozida. Misturam sal com pimenta e tomam uma pitada dessa massa (juquiraí) sempre que ingeriam uma porção de alimento.
Produzem uma bebida – o cauim – a partir do aipim, do milho, da batata-doce, de seiva de palmeiras e de frutas (ananás e caju). Esta tarefa é destinada às moças que, após o cozimento da matéria-prima, mastigavam-na, desencadeando, através da saliva, o processo de fermentação. O cauim tem um aspecto turvo e espesso como borra e era consumido morno.
Da dieta alimentar tupi-guarani fazem parte também frutos silvestres como maracujá, jabuticaba, araçá, cajá e mangaba, além de mel, ovos de pássaros, larvas, gafanhotos, abelhas e formigas.

10 comentários:

crhis disse...

eu quero te add no msn me add ae bica_lindo@hotmail.com

rainara gomes disse...

legal gostei da pra pegar

Unknown disse...

Legal gostei muito

Unknown disse...

Legal gostei muito

Manda disse...

Gostei🌝

Manda disse...

Gostei🌝

Unknown disse...

Bom primeiramente parabéns por seu conhecimento e a ajuda que vem passando para os outros!1
gostei muito e através do que você disse eu vou apresentar meu trabalho <3
Obrigada e continue sempre assim

Unknown disse...





Uma merda

Unknown disse...

Cala a boca lixo se não gosto vaipra otro site

Unknown disse...

Eu precisava de fazer um trabalho sobre os tupis guarani e esse texto foi o único q me ajudou eu escrevi TD e o trabalho valia 40 pnts eu tirei 36 e passei de anoooo n acreditooo